CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > SERVIDORES PÚBLICOS DE SERGIPE REALIZAM SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Servidores Públicos de Sergipe realizam Seminário de Formação

05/04/2012

Escrito por: Carol Westrup

Nos dias 29 e 30 de março, a Central ´Única dos Trabalhadores de Sergipe, organizou o IV Encontro Estadual dos Servidors Municipais,  na Chácara João XXIII na cidade Salgado.Na programação , AnálIse de Conjuntura, Fator Previdenciário, Latífundio Midiático e suas implicações para a classe trabalhadora e por fim, as Correntes no Movimento Sindical fizeram parte destes dois intensos dias de formação.

No primeiro dia, abrindo o espaço,  o presidente da CUT-SE, Rubens Marques e o diretor de formação da Escola Nordeste da CUT  Emanoel Sobrinho,  analisaram a conjuntura política do Brasil e no mundo,  trazendo elementos importantes para que a visão sobre as questões que sustentam o sistema  que explora a classe trabalhadora sejam entendIdas de uma forma ampla.

Para o Wellington Araujo, diretor do sindicato dos Servidores Municipais de Nossa Senhora do Socorro, analisar a conjuntura política é fundamental para que os trabalhadores possam ter uma  visão mais generalizada sobre o mundo.

“ Foi fundamental  parar um pouco e escutar uma análise que nos coloca para além das nossas  questões locais, aMpliando o nosso olhar para o Brasil, para o mundo.  Saio desta palestra compreendendo um pouco mais como funciona a sociedade que vivemos e , ao mesmo tempo, qual deve ser o meu papel frente a tudo isso” afirmou Wellington.

Dando continuidade ao Seminário,  o advogado trabalhista Hildon Oliveira trouxe para os presentes a atual discussão sobre o Fator Previdenciário e sus impactos para a classe trabalhadora.

“ Estar entre os servidores publicos municipáis, fazendo essa  discussão que está diretamente ligado com o futuro destes trabalhadores é extremamente importante, na medida em que se fortalece  a luta pelo fim desta ação que desrespeita os homens e mulheres , trabalhadores brasileiros”, relata Hildon.

Já no segundo dia foi a vez da mídia entra em cena. Perguntas como a relaçao entre a Mídia e o poder dominante, o fortalecimento de valores e costumes através dos meios de comunicação e qual é o interesse da mídia na sustentação dessa realidade vivenciada na sociedade capitalista, foram algumas das questões levantadas.

O diretor de comunicação da CUT Sergipe, George Wasdhington e Carol Westrup, integrante do coletivo Intervozes de Comunicação Social puderam trazer este tema,  que desnudou a platéia e fez florescer um outrro olhar , um olhar crítico para o que temos hoje como os principais meios de comunicação de massa.

“ Neste seminário mostramos o quão a mídia trabalha contra os interesses dos trabaçladores, a partir de uma série de artíficios que visam cada vez mais criminalizar o movimento sindical e social, alienar a população e manter o status quo,” comentou George Wahington.

No final do Seminário, os Servidores puderam conhecer melhor as correntes no mundo sindical, como se formou cada uma dellas e quais são as principais linhas ideol[ogicas que as definem, através da palestra do Ex Presidente da CUT-SE , Antonio Gois.

Balanço

Para o Secretario de Comunicação  do Sindicato Municipal de Poço Verde, João Fonseca, o Seminário deu oxigênio e força para os desafios cotidianos.

“ Neste  Seminário podemos compreender mehor , de forma mais ampla, o nosso papel para a construção de uma nova sociedade. Volto para aminha cidade com a certeza dee que os problemas que enfrentamos em Poço Verde, são os mesmos problemas enfrentados em outras cidades, estamos em um sistema capitalista, globalizado e nós trabalhadores precisamos ser, cotidianamente, o elemento transformadosr, não só na luta salarial, por melhores condições de trabalho, mas para uma mudança real na sociedade”, afirma João.

Vagner Freitas durante a abertura oficial do #15CongressoCUT

Fala do presidente nacional da CUT na abertura oficial do #15CongressoCUT