Facebook Twitter YouTube

CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ‘GESTÃO POLÍTICO SINDICAL CUTISTA PARA A DISPUTA DE HEGEMONIA’ É EIXO DE FORMAÇÃO DA CUT

‘Gestão Político Sindical CUTista para a Disputa de Hegemonia’ é eixo de formação da CUT

07/08/2017

Escrito por: Iracema Corso

Teve início neste sábado dia 5 de agosto, o 1º módulo do curso de Formação em Gestão Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) que abordou o eixo ‘Gestão Político Sindical CUTista para a Disputa de Hegemonia’.

 

Lideranças sindicais de vários municípios de Sergipe participaram da formação representando o SINTESE (Professor), SINDISAN (Urbanitário), SINDASSE (Assistente social), SINDISERVE CANINDÉ, SINDLAGARTO, SINDIBRITO, SINDISERVE SOCORRO, SIDSLUZI (Santa Luzia do Itanhy), SINTSEP, SINDACS/ACE – ITABAIANA (Agentes Comunitários), SINTRAM (Malhada dos Bois), SINDIJUS (Judiciário), Grupo Atitude e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salgado.

 

‘O golpe em curso no Brasil contra a classe trabalhadora e as ações de lutas da CUT baseadas em sua concepção classista’ foi o tema abordado pelos dirigentes sindicais Antônio Gois (Ex-Presidente da CUT) e Dudu (Presidente da CUT). No primeiro dia do curso também foram discutidos os temas: Autonomia e democracia na gestão sindical, Estrutura Sindical no Brasil e a atuação sindical CUTista centrada na Liberdade e autonomia sindical e o novo sindicalismo.

 

 

Secretário de Formação da CUT/SE, o professor Roberto Silva explicou que outros dirigentes vão contribuir com debates nos próximos cursos de formação. “Estamos só começando... A partir do próximo modulo, queremos aprofundar o debate sobre Gestão Sindical, Gestão de pessoal, Comunicação sindical e critica à judicialização da luta sindical. Neste primeiro momento foi importante a quantidade de dirigentes e a diversidade de categorias presente. Neste momento, compreender o cenário para intervir nesta conjuntura e na construção do socialismo é uma necessidade do movimento sindical. A formação é algo que a CUT sempre priorizou como braço importante da luta”.


 

Roberto Silva reforçou que nos dias 25 e 26 de agosto o 1º módulo do curso de formação continua. “A ideia do curso é aprofundar a importância da gestão sindical numa concepção de classe, fundada nos princípios da CUT. Por isso o inicio da formação discute estratégia, tática, princípios e compromisso enquanto entidade sindical com caráter classista. Com a intensificação da luta de classe, a partir do golpe que se instaurou no Brasil, toda ocasião de formação tornou-se ainda mais imprescindível, pois precisamos de uma unidade de classe focada nestes princípios”.

 

Entre os meses de setembro a dezembro, o curso terá continuidade com dois módulos: ‘Aspectos Jurídicos do Registro Sindical, da Organização Documental e da Contabilidade Sindical’ e ‘Planejamento e Ação Sindical’.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2012 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Porto da Folha, nº 1039 – Bairro Cirurgia – CEP: 49055 540 – Aracaju/SE | Tel.: (79) 3214-4912 – Fax: (79) 3222-7218