CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > REPRESENTANTES DO FÓRUM DE MULHERES GLORIENSES PARTICIPARAM DO 13º CONGRESSO MUNDOS DE MULHERES EM FLORIANÓPOLIS

Representantes do Fórum de Mulheres Glorienses participaram do 13º Congresso Mundos de Mulheres em Florianópolis

09/08/2017

Escrito por: Ascom

Nossa Senhora da Glória esteve representada no 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM), em Florianópolis/SC, por Itanamara Guedes, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe (Fetam), e Maria do Carmo, coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres. Ambas servidoras do Município e integrantes do Fórum de Mulheres Glorienses.

O Congresso é um encontro internacional que, entre o dia 30 de julho a 4 de agosto de 2017, reuniu 8 mil mulheres de todas as partes do mundo, com o tema “Transformações, Conexões, Deslocamentos”.

Durante o evento, as servidoras glorienses apresentaram o artigo "Os desafios e avanços da cidadania feminista: Um estudo de caso do Município de Nossa Senhora da Glória/SE”,  de autoria de Itanamara Guedes e coautoria de Maria do Carmo e Leila Rodrigues. O trabalho foi exposto no simpósio "Marcha e contramarcha na cidadania feminina: tensionamentos no campo de políticas para as mulheres".

Segundo, Itanamara Guedes, o artigo é fruto de uma pesquisa realizada pelas três profissionais, que teve como objetivo analisar a trajetória da cidadania feminina no Brasil e suas particularidades no Município de Nossa Senhora da Glória. "Conseguimos socializar a experiência exitosa da organização de mulheres em Glória e a construção e implantação da política municipal para as mulheres, que tem sido uma referência para o Estado de Sergipe."

O evento acontece a cada três anos e neste ano contou com a presença de mulheres das esferas da academia, da gestão pública e do ativismo. Todas reunidas em um espaço em que cruzou experiências, pesquisas e vozes ao redor do mundo sobre questões de mulheres e gênero. Foi a primeira vez que o Congresso Mundos de Mulheres aconteceu na América do Sul e contou com a participação dos movimentos sociais, sindicais e feministas na organização.

A programação foi composta de atividades, como simpósios temáticos, palestras, fóruns de debate, minicursos, oficinas, mostra audiovisual e exposições.

Outra atividade do Congresso que merece destaque foi a marcha das Mulheres do Mundo, que aconteceu no dia 02 de agosto. Com representações de mulheres do mundo todo, as ruas do centro de Florianópolis foram ocupadas por mulheres e militantes do movimento LGBTQI, com faixas e cartazes denunciando a sociedade patriarcal, machista, racista e homofóbica que assedia, controla e mata mulheres do campo e da cidade.

O Congresso Mundos de Mulheres foi um espaço rico por ter congregado a luta dos Movimentos Sociais, Sindicais e feministas que convidam diariamente as mulheres a lutarem contra a violência doméstica e de gênero com o debate acadêmico que traz reflexões sobre o machismo, o patriarcado e os diversos feminismos. “Retornei para Nossa Senhora da Glória orgulhosa de ter representado o nosso município e por apresentar ao mundo a experiência da política pública para as mulheres desenvolvida na gestão municipal do Prefeito Chico do Correio”, destacou Maria do Carmo.