CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > AGENTES DA SMTT LANÇAM CAMPANHA EM DEFESA DA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NO TRÂNSITO

Agentes da SMTT lançam campanha em defesa da segurança da população no trânsito

10/04/2018

Por meio de panfletagens, palestras e mídias sociais, a campanha visa demonstrar como o trabalho dos agentes é imprescindível para garantir a segurança das pessoas no trânsito.

Escrito por: CUT/SE e Sindatran

Os Agentes de Trânsito de Aracaju, organizados pelo SINDATRAN - Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju, inauguram o projeto “Agentes de Trânsito na comunidade” com a campanha inicial "Cuidar da sua vida no trânsito é o nosso trabalho".

O objetivo dos trabalhadores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) é dialogar com a população sobre a importância da profissão e da educação no trânsito para garantir um trânsito seguro.

As peças da campanha esclarecem à população que, em geral, as principais funções dos Agentes de Trânsito, que são buscar a mobilidade e evitar acidentes, cuidando da vida das pessoas no trânsito. A intensão do SINDATRAN é divulgar a campanha por meio de panfletagens nas ruas, palestras em escolas, mídias sociais e atos públicos, compartilhando com pedestres e condutores dicas de segurança no trânsito e informações sobre o trabalho que é exercido por esses profissionais.

“Nós somos remunerados para servir à população e a ela devemos prestar contas sobre o trabalho que exercemos. Muitas vezes o nosso trabalho é associado apenas à aplicação de multas, mas a população não sabe que nossa principal tarefa é cuidar da segurança e da vida das pessoas que estão no trânsito. Sem os Agentes, o trânsito não funcionaria. Essa desinformação interessa à gestão municipal, que não tem se preocupado em mostrar a verdadeira função dos Agentes à população.  Mas os Agentes de Trânsito pensam diferente e trabalham para mudar essa cultura,” esclarece Márcio Rezende, diretor do SINDATRAN.

A iniciativa dos Agentes de Trânsito, que são servidores municipais, é motivada pela falta de interesse da SMTT de tentar mudar a imagem negativa dos Agentes, que por anos vem se propagando na cidade.

"A SMTT não sinaliza nenhum projeto para alterar essa visão errônea que parte da população tem sobre nós. Para piorar, alguns populares ainda propagam que os Agentes recebem algum percentual por multas aplicadas, isso é uma mentira. Somos pais e mães de família, que lutamos a cada dia por uma cidade melhor, e precisamos de uma valorização. Trabalhamos todos os dias com muitas adversidades, como: falta de material de sinalização, equipamentos de proteção individual etc. E mesmo assim, saímos de nossas casas com comprometimento, buscando proporcionar aos munícipes mais agilidade e segurança nas ruas e avenidas de nossa capital," relata o dirigente do SINDATRAN.

Os trabalhadores que cuidam do trânsito de Aracaju também aguardam posição da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira sobre demandas apresentadas pela categoria desde o ano passado. Algumas delas são relacionadas à proteção desses servidores no exercício do trabalho. A exemplo do Adicional de Periculosidade ou de Risco de Vida, que não é pago devidamente a todos que se arriscam para cuidar da segurança da população no trânsito. A administração municipal se comprometeu a regularizar a situação até o mês de maio.

A campanha foi idealizada pela categoria durante reunião da assembleia geral ocorrida no último dia 27 de março. A partir de sugestões apresentadas pelos Agentes de Trânsito, a campanha tem sido produzida pela diretoria do SINDATRAN com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT).