Facebook Twitter YouTube

CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SEGURIDADE SOCIAL EM DEBATE NA ASSEMBLEIA GERAL DO COEGEMAS

Seguridade social em debate na Assembleia Geral do COEGEMAS

28/05/2018

Escrito por: Iracema Corso

 
 
Diretora de políticas sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) e presidenta da Fetam (Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe), Itanamara Guedes participou da assembleia geral do Conselho Estadual de Gestores Municipais da Política de Assistência Social (COEGEMAS), que aconteceu na última terça-feira, 23, sediada pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social de Nossa Senhora da Glória. 
 
 
O sistema de seguridade social que é formado pelo tripé Saúde, Previdência e Assistência Social, completa esse ano  30 anos de sua instituição a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, a celebração acontece em um contexto de golpe e de desmonte das políticas sociais, principalmente da Assistência Social.
 
 
Desde 2016 o Sistema Único de Assistência Social - SUAS - vem sendo alvo de ataques com a criação e financiamento de programas, a exemplo do Criança Feliz, em detrimento do financiamento e fortalecimento do SUAS e dos cortes no Programa Bolsa Família e a tentativa de extinção do mesmo.
 
 
"O cenário de desmonte do SUAS trouxe à tona a perspectiva de práticas assistencialistas e clientelistas dentro da política de Assistência Social, o que exige de todos aqueles que defendem o SUAS unidade política entre gestores, trabalhadores, usuários e sociedade Civil organizada para combater esse processo de desmantelamento da Assistência Social  e derrotar o golpe. Um passo em importante nessa luta é reafirmar a defesa da democracia exigindo a liberdade de Lula, que hoje é um preso político, e garantindo o seu direito de ser candidato a presidente, Foi na gestão de Lula que o SUAS foi implantado, que o Bolsa Família - maior programa de transferência de renda da América Latina - foi implementado permitindo retirada de milhares de famílias da  situação de extrema probeza é por isso ele está preso". Alertou Itanamara Guedes.
 
 
A assembleia é um espaço de formação, reflexão, debates e deliberações dos secretários municipais. Fez parte da programação a palestra sobre a metodologia de trabalho com crianças de 0 a 6 anos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV, ministrada por Késsia Oliviera, Técnica do Ministério de Desenvolvimento Social e a eleição da nova diretoria do Coegemas – SE para o biênio 2018/2020 com a escolha dos delegados (as) para o XX Encontro Nacional do CONGEMAS.
 
 
O evento contou com a participação de 50 gestores municipais das política de Assistência Social, técnicos do SCFV, a secretária de Assistência Social Maysa Feitosa e a equipe de técnicos da secretaria e vice-prefeita, Adriana Mariza de Nossa Senhora da Glória.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2012 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Porto da Folha, nº 1039 – Bairro Cirurgia – CEP: 49055 540 – Aracaju/SE | Tel.: (79) 3214-4912 – Fax: (79) 3222-7218