CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DOIS VOTOS DEFINEM GREVE DO SINTRASE

Dois votos definem greve do SINTRASE

18/07/2012

Escrito por: Movimento "Sindicato é pra Lutar"

As eleições chegaram, mas não é a única questão que mobiliza a população. Várias categorias se organizam por seus direitos, aumentos salariais e melhores condições de trabalho. Desta forma, na manhã de quinta-feira, 12 de julho, os servidores estaduais filiados ao SINTRASE (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviço Públicos do Estado de Sergipe) fizeram sua Assembleia para deliberar sobre a divisão do plano de carreira e uma nova greve.

O que poderia ser apenas mais uma assembleia manipulada pela direção do sindicato desta vez ganhou outro contorno. A oposição “Sindicato é pra lutar” teve uma forte atuação, com distribuição de material e falas públicas. Questionaram principalmente a omissão do sindicato com os trabalhadores, a subserviência da direção ao governo estadual e a falta de organização e democracia dentro do SINTRASE.

De acordo com um dos integrantes da oposição, o vigilante Rafael Barbosa, “o sindicato não faz prestação de contas, nem distribui um jornal ou um panfleto. Na última greve, que foi ao mesmo tempo em que a dos professores, não colaram cartazes ou penduraram uma faixa nas escolas, CEAC e outros órgãos". O vigilante ainda complementou, “assim fica difícil fazer uma luta forte contra o descaso do governo para com a nossa categoria. Muitos companheiros já não estão mais vindo às assembleias, pois estão desacreditados com a direção do sindicato”.

A votação da greve foi a mais tensa e por apenas dois votos a proposta da direção de não enfrentar o governo foi vencedora, numa deliberação bastante apertada. Os trabalhadores saíram muito insatisfeitos. “Toda vez é a mesma coisa. Saímos do interior, mobilizamos os colegas e quando chegamos aqui somos enrolados pela direção que não apresenta nada de concreto. Parece que o sindicato está sentado no colo do governo”, afirmou enfurecida a oficial administrativa Ana Ruth.

A próxima assembleia do SINTRASE está marcada para o dia 26 de julho. A pauta é a continuidade da discussão do plano de carreira, que continua paralisado desde 2009 no gabinete do governo. A oposição “Sindicato é pra lutar” promete continuar construindo uma nova referência de luta na categoria para mudar de fato a realidade dos servidores estaduais, tão abandonados pelo governo Déda.

Contatos:

www.sindicatoepraluta.webnode.com