CUT SE > ARTIGOS > DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Escrito po: Rinaldo Santana, diretoria SINTEGRE

28/10/2013

Todos juntos pela valorização do trabalhador

Os séculos se passaram e a instituição da data comemorativa foi realizada em 1937, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, no Governo do presidente Getúlio Vargas. No ano seguinte foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, um avanço para a categoria.

A decisão pela data foi motivada pela publicação do decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que determina os direitos e deveres dos Funcionários Públicos. Em 1990 foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, e a Lei nº8112, alterando itens da antiga lei.

Os direitos e deveres dos Servidores Públicos civis estão na Constituição Federal do Brasil, podendo ser definidos também pelos estatutos das entidades em que atuam. O Servidor Público Municipal é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nosso Município, pois têm como missão e essência, servir aos munícipes, construindo o progresso e o engrandecimento do Município, cada um em sua esfera de ação e seu âmbito no serviço público.

Por isso nesta data tão relevante para o funcionário público, como profundo conhecedor das lutas, anseios e dos sonhos desta classe laboriosa, venho, ostentar o meu reconhecimento e a minha gratidão aos servidores municipais. Sempre me orgulhei de fazer parte desta categoria que tem realizado lutas, ora no anonimato de suas ações, ora na falta de reconhecimento e, sobretudo, escudados na fé e na esperança de dias melhores.

A todos os meus “irmãos”, reitero meu compromisso de lutar incessantemente, pautando pelos caminhos da diligência e da legalidade, para que alcancemos o reconhecimento e o respeito que nos é devido por todos os administradores. Nesta data em que os Servidores Públicos comemoram o seu dia, o SINTEGRE – SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE, filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), – parabeniza todos os servidores públicos e deseja que tal função seja cada vez mais valorizada pelos Governos e pela população.